A Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília é um sistema de informação mantido pela Biblioteca Central para o armazenamento, preservação e disseminação da produção intelectual dos discentes de graduação e especialização da Universidade de Brasília. O seu conteúdo está disponível publicamente e, por estar amplamente acessível, proporciona maior visibilidade e impacto da produção acadêmica da instituição.

Desde 2011, conforme determinação da Câmara de Ensino de Graduação, é obrigatório o depósito de cópia digital dos trabalhos de conclusão de cursos de graduação e especialização da UnB na BDM. O aluno deve entregar, exclusivamente, na secretaria da sua unidade acadêmica, o arquivo digital do seu trabalho em texto completo e o termo de autorização preenchido e assinado. O autor de um trabalho disponibilizado na BDM pode acompanhar as estatísticas de downloads e consultas, inclusive no âmbito internacional.

Todos os trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização deverão ser entregues nas secretarias dos respectivos cursos, que ficarão responsáveis pelo encaminhamento destes para a Biblioteca Central.

O aluno deverá entregar na secretaria do curso:

• Arquivo do trabalho em texto completo (independente se a liberação é total ou parcial), em formato PDF ou Word (sem bloqueio de conteúdo). Verificar na secretaria do curso se o trabalho deverá ser entregue em CD, ou via e-mail.
  • Termo de autorização devidamente preenchido e assinado. Baixe aqui.

Liberação Parcial

Os trabalhos de conclusão de curso que não podem, por motivos específicos, serem disponibilizados na integra na BDM deverão ser entregues com a indicação de liberação PARCIAL no termo de autorização.

Nestes casos específicos, o aluno deverá entregar juntamente com o trabalho e o Termo de Autorização, uma justificativa explicitando o motivo pelo qual o trabalho não pode ser disponibilizado na íntegra. Esta justificativa precisa ser assinada pelo orientador do trabalho, ou coordenador do curso. Baixe aqui o modelo de justificativa.

A restrição parcial é mantida por um ano a contar da data de assinatura do termo. Caso o autor deseje estender este prazo, deverá fazer uma nova justificativa formal, assinada pelo orientador.

O trabalho deverá ser entregue na íntegra, mesmo que a liberação seja PARCIAL.

Patentes

Os trabalhos de conclusão de curso com conteúdo passível de patenteamento deverão, necessariamente, serem encaminhados para a Biblioteca Central e será disponibilizado apenas após 1 ano de assinatura do termo.

O trabalho deverá ser entregue na íntegra, mesmo em caso de patente.

Em caso de dúvidas, entre em contato com Serviço de Gerenciamento da Informação Digital: (61)3107-2687/2688 ou gid@bce.unb.br / bdm@bce.unb.br .