Como faço para me cadastrar?

Para maiores informações sobre cadastramento, acessar a aba “Como se cadastrar”.

Por que não consigo visualizar o conteúdo?

Os títulos constantes na BDS podem ser visualizados por qualquer pessoa. Porém, os materiais adaptados são de acesso restrito para deficientes visuais cadastrados. A restrição adotada atende à legislação de direitos autorais, que permite a reprodução de obras literárias, artísticas ou científicas para uso exclusivo de deficientes visuais.

Por que preciso apresentar tantos documentos para o cadastramento?

A BDS segue algumas regras de funcionamento. A Lei nº 9.610/1998, que permite, sem ofensa aos direitos autorais, reprodução de obras literárias, artísticas ou científicas, especifica que o material deve ser de uso exclusivo de deficientes visuais. O laudo e o termo de compromisso são exigidos para garantir que o usuário faz parte do público-alvo e o termo, para garantir que esse material não será distribuído.

Os materiais são disponibilizados em quais formatos?

Os materiais constantes na BDS são disponibilizados em formato texto e em formato áudio.

Formato texto: materiais que passam por um processo de adaptação. Essa adaptação é feita para que os programas ledores de tela possam transmitir ao usuário todo o conteúdo do material com seus minuciosos detalhes. Esses documentos são disponibilizados na Biblioteca Digital nos formatos HTML e PDF.

Formato áudio: materiais gravados por ledores voluntários, que são editados e disponibilizados em formato MP3.

Como posso me candidatar a ledor voluntário?

Os livros disponibilizados em formato áudio são gravados por ledores voluntários. As novas seleções para ledores serão informadas no site e Facebook da Biblioteca Central. Para se candidatar, o ledor precisa agendar um teste de gravação, pelo email bds@bce.unb.br. Após alguns dias o candidato será avisado do resultado. Em caso de aprovação, irá escolher um horário, de acordo com sua disponibilidade, para iniciar as atividades de leitura/gravação. É necessário que a pessoa compareça à biblioteca pelo menos uma vez por semana e o tempo de gravação é de duas horas.