Critérios para ingresso e permanência no Portal de Periódicos UnB

A BCE oferece à comunidade acadêmica, através do Portal de Periódicos, um ambiente de alta visibilidade, dotado de ferramentas que facilitam a gestão e manutenção de um periódico eletrônico. Serão hospedados os periódicos que contemplem critérios mínimos de qualidade descritos a seguir e o Portal se reservará o direito de deixar de hospedar um periódico quando este descumprir qualquer dos critérios mínimos de qualidade, segundo a avaliação do Conselho Técnico.

A admissão de periódicos da UnB no Portal passa por encaminhamento de projeto detalhado (contemplando os aspectos necessários à inclusão do periódico na plataforma SEER/OJS), por parte do editor do periódico interessado, à Coordenação do Portal, que procede ao encaminhamento do projeto para análise e posterior aprovação pelo Conselho Técnico (CT), que define: a) inclusão diretamente no Portal; b) inclusão condicionada a adaptações após análise; ou c) rejeição (justificada). O conteúdo do projeto deverá ter informações referentes aos itens 1  e 2 abaixo.

Portal de Periódicos da UnB hospeda e provê assessoria exclusivamente aos periódicos científicos institucionalmente vinculados à Universidade de Brasília.

CRITÉRIOS

PORTAL DE CONFERÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

AUTORES Os artigos deverão conter todos os dados referentes ao autor: nome, instituição de origem, país, cidade, e-mail e resumo da biografia.
APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS Os artigos deverão apresentar: título, subtítulo (se houver), resumo, palavras-chave (todos na língua original e em inglês); data da submissão e do aceite do artigo;O periódico deverá adotar norma especifica e indicá-la de maneira clara para todos os autores que deverão segui-la.
APRESENTAÇÃO DO PERIÓDICO O periódico deve conter um ISSN;Para periódicos eletrônicos e impressos é obrigatório obter um ISSN correspondente para cada formato;O periódico deve apresentar título completo, adequado ao seu conteúdo e visível na publicação eletrônica;O periódico deve seguir as normas para publicações seriadas.
ARBRITAGEM POR PARES A revisão e a aprovação dos artigos publicados devem ser cegas e realizadas por pares. O periódico deve ser explícito quanto ao procedimento seguido para a avaliação e seleção dos artigos que serão publicados.
CONTEÚDO CIENTÍFICO CONTEÚDO CIENTÍFICO Os artigos publicados devem ser compostos por artigos originais e outros tipos de contribuições.
CORPO EDITORIAL A composição do corpo editorial do periódico deve ser pública;A afiliação dos membros do corpo editorial deve estar expressa;O periódico deve apresentar Conselho Editorial e Conselho Científico definidos.
PERIODICIDADE A periodicidade deve estar clara no periódico e deve ser cumprida com pontualidade.
POLÍTICAS O Foco e o Escopo da publicação devem estar definidos e públicos; O periódico deve explicitar suas políticas e diretrizes de avaliação, acesso aberto, de copyright e de seções.

1 – Critérios para o ingresso no Portal de Periódicos UnB

O periódico deve atender aos critérios estipulados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o estrato B2 do Qualis em sua área do conhecimento ou aos critérios de ingresso no Scientific Electronic Library Online (Scielo) e atender às padronizações nacionais e internacionais organizadas nas recomendações de qualidade.

a) Área do conhecimento à qual pretende se vincular.

b) Estratégias para a adequação aos critérios Qualis B2 da área em questão.

c) Informações a serem incluídas nos campos disponíveis no template do periódico conforme a plataforma Open Journal Systems (OJS), na seção “Sobre”.

2 – Recomendações de qualidade para os Periódicos UnB

a) Corpo editorial – o periódico deverá apresentar um corpo editorial multi-institucional e com a indicação da afiliação da instituição a qual pertence.

b) Caráter científico – os periódicos devem publicar predominantemente artigos originais resultantes de pesquisa científica e/ou significativas para a área específica do periódico. Os periódicos podem incluir outros tipos de contribuições, como artigos de revisão, comunicações, resenhas e estudos de caso, que não serão consideradas como artigos originais.

c) Identificação dos autores – os manuscritos devem estar assinados pelos autores, com nome e sobrenome, e apresentare-mail

d) Entidade editora – deve estar identificada na página do periódico.

e) Periodicidade regular – cumprimento rigoroso da periodicidade proposta.

f) Recepção e aceitação dos originais – indicação das datas nos documentos.

g) ISSN eletrônico

h) Foco e escopo – cobertura temática, objetivo e público-alvo.

i) Avaliadores externos – o periódico deve submeter seus artigos à apreciação de avaliadores, além de estabelecer e deixar visíveis os critérios de avaliação.

j) Instruções aos autores – o periódico deve disponibilizar as instruções para autores inclusive relacionadas à normalização adotada e sugestão de referências.

k) Título, resumo e palavras-chave –o periódico deve apresentá-los no idioma do texto e em inglês.

l) Revisão dos metadados.

m) Uso do ícone da licença Creative Commons < http://creativecommons.org>.

n) Adequação às normas: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou American Psychological Association (APA) ou International Standards Organization (ISO) ou Modern Language Association (MLA) ou MONTREAL ou VANCOUVER ou Deutsches Institut für Normung (DIN).

3 – Critérios de permanência

Para a permanência no Portal de Periódicos UnB, os periódicos devem melhorar ou manter sua classificação no Qualis, bem como atender as recomendações de qualidade para os Periódicos UnB (item 2).

A cada quatro (4) anos, a equipe do Portal e do Laboratório efetuam a avaliação dos periódicos hospedados. O não atendimento às Diretrizes implicará a retirada parcial ou total do Portal, onde receberá atendimento específico para atender suas demandas. Os periódicos com mais de 02 anos de atraso nas publicações ou 02 anos contínuos de inatividade serão automaticamente desativados no portal.