A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) é uma iniciativa do IBICT que objetiva integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país, assim como disponibilizar em todo o mundo, via internet, o catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral.

As teses e dissertações defendidas na Universidade de Brasília são armazenadas em formato digital no Repositório Institucional da UnB (RIUnB), que é um sistema de informação mantido pela Biblioteca Central cuja missão é armazenar, preservar, organizar e disseminar a produção científica da UnB em formato digital. As teses e dissertações armazenadas no RIUnB são coletadas pelo catálogo nacional da BDTD/IBICT.

As teses e dissertações no RIUnB estão disponíveis em coleções correspondentes aos programas de pós-graduação da Universidade. Clique aqui para acessar.

Todas as teses e dissertações defendidas na UnB deverão ser enviadas, em formato digital, para a Biblioteca Central, conforme prevê a Portaria nº 13, de 15 de fevereiro de 2006, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Regras para envio de teses e dissertações

Todos os trabalhos de mestrado e doutorado deverão ser entregues nos respectivos cursos de pós-graduação, que ficarão responsáveis pelo encaminhamento destes para a Biblioteca Central. O aluno deverá entregar ao curso de pós-graduação:

  • Arquivo da tese ou dissertação em texto completo (independente se a liberação é total ou parcial), em formato PDF ou Word (sem bloqueio de conteúdo). Verificar na secretaria do curso se o trabalho deverá ser entregue em CD, ou via e-mail.
  • Termo de autorização devidamente preenchido e assinado. O termo deve ser o mais recente (2016). Baixe aqui.
  • Para teses e dissertações com liberação parcial de conteúdo, o aluno deverá entregar juntamente com o trabalho e o termo de autorização, uma justificativa explicitando o motivo pelo qual o trabalho não pode ser disponibilizado na íntegra. Baixe aqui o modelo de justificativa.

Informações Importantes

  • A restrição parcial ou total é mantida por um ano a contar da data de assinatura do termo. Caso o autor deseje estender este prazo, deverá fazer uma nova justificativa formal, que será submetida à avaliação do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação. Baixe aqui o formulário.
  • Os trabalhos passíveis de patentes serão mantidos em sigilo pelo prazo de um ano, prorrogável uma única vez por igual período mediante solicitação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) ou do aluno. A BCE disponibilizará apenas o texto completo ao final do prazo de sigilo, desta forma não haverá publicação parcial.

Perguntas Frequentes

1. O que é o Repositório Institucional?

O Repositório Institucional da UnB – RIUnB – é um sistema de informação oferecido pela Biblioteca Central cuja missão é armazenar, preservar, organizar e disseminar a produção científica da Universidade de Brasília em formato digital.

2. Sou obrigado(a) a enviar uma cópia digital da minha tese ou dissertação?

Sim. A emissão do diploma está condicionada a entrega de uma cópia em formato digital para ser incorporada ao acervo digital da Biblioteca Central.

3. Como posso enviar minha tese ou dissertação?

O aluno deverá entregar na SECRETARIA do curso de pós-graduação de sua unidade acadêmica uma cópia do trabalho em TEXTO COMPLETO (em formato Word ou PDF), sem bloqueio de conteúdo. O aluno deverá verificar na secretaria do curso se o trabalho deverá sem entregue em CD, ou via e-mail.

4. Como funciona o termo de autorização?

O termo de autorização está dividido em três partes. A primeira refere-se à identificação do autor e do trabalho. A segunda parte refere-se à informação sobre o acesso ao documento. E a terceira parte refere-se à licença e permissão de uso do trabalho..

5. Onde consigo o termo de autorização?

O termo de autorização está disponível na página da Biblioteca Central.

6. O que é liberação parcial de conteúdo?

Algumas teses e dissertações não podem, por motivos específicos, serem disponibilizados na integra em uma biblioteca digital que tem como filosofia o acesso aberto à informação acadêmica. Tais restrições se devem a alguns casos específicos como trabalhos passiveis de patenteamento, dados sigilosos e/ou qualquer outro motivo que possa comprometer a integridade do trabalho. Nestes casos específicos, o aluno deverá solicitar publicação parcial e especificar os capítulos que deverão ficar restritos. É imprescindível enviar uma justificativa junto ao termo de autorização. Baixe aqui o modelo de justificativa.

8. Posso requerer prorrogação do prazo de restrição?

Sim, mediante justificativa. O autor deverá preencher um formulário solicitando a prorrogação do prazo e justificar o motivo pelo qual necessita desta prorrogação. A solicitação será submetida à avaliação do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP) e o prazo somente será prorrogado mediante aprovação pelo DPP. Baixe aqui o formulário.

9. Posso requerer restrição ao conteúdo do meu trabalho mesmo que ele já esteja disponível na integra no Repositório Institucional?

Sim, mediante justificativa. O autor deverá preencher um formulário solicitando a restrição parcial ou total do conteúdo do trabalho. A solicitação será submetida à avaliação do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP) e o prazo somente será prorrogado mediante aprovação pelo DPP. Baixe aqui o formulário.

10. Meu trabalho já está disponível no Repositório Institucional, mas encontrei alguns erros de português, digitação, normalização etc. Eu posso solicitar a troca do arquivo?

Não. Não existe nenhuma possibilidade de alteração de teses e dissertações já disponibilizadas no Repositório Institucional. A revisão do texto deve ser feita antes de enviar seu trabalho digital à Biblioteca Central, pois não haverá alterações em trabalhos já disponibilizados no acervo digital.

11. Preciso enviar um trabalho impresso?

A Biblioteca Central não recebe teses e dissertações impressas desde 2015. O aluno deve enviar somente o trabalho em formato digital. Sendo assim, o armazenamento de trabalhos impressos fica a critério dos cursos de pós-graduação que poderão, ou não, solicitar uma cópia impressa.

12. Como é feita a escolha das palavras-chave dos trabalhos no Repositório Institucional?

A Biblioteca Central possui um vocabulário controlado e não necessariamente utiliza as palavras-chave indicadas pelo autor.

13. O Repositório Institucional disponibiliza todas as teses e dissertações em formato digital?

Estão disponíveis no repositório institucional, as teses e dissertações defendidas a partir de 2006. Entretanto, é possível encontrar alguns trabalhos anteriores a 2006, embora não fosse obrigatório o envio.

14. A minha tese e/ou dissertação foi defendida antes de 2006. Eu posso disponibilizar no Repositório Institucional?

Sim. Para disponibilizar uma tese ou dissertação anterior a 2006, é necessário entrar em contato com a equipe do repositório institucional, que irá indicar os procedimentos necessários. Clique aqui para entrar em contato.

15. O que é acesso aberto?

Por “acesso aberto” à literatura, deve-se entender a disposição livre e pública na Internet, de forma a permitir a qualquer usuário a leitura, download, cópia, impressão, distribuição, busca ou o link com o conteúdo completo de artigos, bem como a indexação ou o uso para qualquer outro propósito legal. No entendimento das organizações que apoiam o acesso aberto, não deve haver barreiras financeiras, legais e técnicas outras que não aquelas necessárias para a conexão à Internet. O único constrangimento para a reprodução e distribuição deve ser o controle do autor sobre a integridade de seu trabalho e o direito à devida citação. Fonte: http://www.acessoaberto.org

Em caso de dúvidas, entre em contato com Serviço de Gerenciamento da Informação Digital: (61)3107-2687/2688 ou repositorio@bce.unb.br