Espaço POP

REABERTO

O Espaço POP já reabriu e está de cara nova! Venha conhecer.

Sobre

O Espaço POP possui 3 salas: sala de TV, sala do acervo e sala de jogos.
Aberto para toda a comunidade acadêmica e externa.

Funcionamento

De segunda a sexta-feira,
das 08:00 às 20:00.

Localização

Localizado no térreo da biblioteca (ao final do corredor do banheiro masculino).

O Espaço de Pesquisa e Oficina Pagu, Espaço POP, tem como objetivo geral oferecer aos usuários da Biblioteca Central – BCE um novo conceito de interação e de uso de uma biblioteca universitária. Seu nome foi escolhido a fim de homenagear a escritora, cartunista, poeta, diretora de teatro, tradutora, jornalista e desenhista brasileira Patrícia Rehder Galvão, conhecida pelo pseudônimo de Pagu.
Serviços

O acesso e uso da sala para assistir a TV é livre, mas sujeita a lotação de 10 pessoas acomodadas nas respectivas cadeiras. Para selecionar ou modificar a programação, é necessário realizar o empréstimo do controle remoto da TV no próprio Espaço, que dura duas horas, renováveis se não houver fila. Neste período, a seleção de programação e conteúdo é de responsabilidade de quem locou o controle. A Sala pode ser reservada para eventos, conforme indicado em Agendamentos.

  • Acesso a netflix 
  • Aparelho de DVD 
  • Conecte seu notebook 

Agora o Espaço POP dispões de videogames:

  • PlayStation 3
  • Nintendo DS
  • X-Box 360

Acesse os espaços e confira nossos jogos disponíveis.

É necessário realizar o empréstimo do controle do videogame no próprio Espaço, que dura duas horas, renováveis se não houver fila.

O Espaço POP dispõe de aproximadamente 80 jogos de tabuleiro, com empréstimo local de duas horas. Todos os títulos podem ser consultados no nosso catálogo on-line, além disso oferecemos um cardápio de jogos baseado em número de jogadores e tempo de jogo. Ver em Acervo.  (em breve disponibilizarei o arquivo e a impressão dele).

Além de nosso acervo conter ótimos livros sobre Role Play Game (RPG), mediamos e oferecemos mesas de RPG, pontuais ou contínuas, em eventos ou em parceria com grandes grupos. 

Se você quer jogar, mestrar, narrar, mostrar todo seu potencial em interpretar personagens, conhecer ou somente conversar a respeito, participe do RPG Espaço POP

Fique à vontade ao entrar para se apresentar e tratar sobre o tema!

Mantemos parcerias entre alunos, professores, ex-alunos e grandes grupos de RPG da cidade, entre eles a Green Peanuts Tavern, Manas do RPG e o D30rpg. Também inclui um canal no  Spotify.

Na UnB, a Guilda d@s Alun@s [@guilda.dos.alunos] oferece mesas de jogos em algumas disciplinas de cursos (psicologia, educação…), oferecendo o jogo como ferramenta para gameficação do ensino, além de atividades de Extensão, semestralmente/anualmente, segundo editais disponibilizados no Decanato de Extensão (DEX).O Espaço POP dispõe de aproximadamente 80 jogos de tabuleiro, com empréstimo local de duas horas. Todos os títulos podem ser consultados no nosso catálogo on-line, além disso oferecemos um cardápio de jogos baseado em número de jogadores e tempo de jogo. Ver em Acervo.  (em breve disponibilizarei o arquivo e a impressão dele).

Professores e representantes de grupos acadêmicos podem solicitar o uso do Espaço POP para atividades pontuais (preferência não semestral), por curto período de tempo (no máximo por 4 horas), com lotação máxima de 10 pessoas na sala de vídeo e 40 na sala de jogos, de preferência com vagas abertas às demais usuárias/os da BCE. Essas atividades estarão sujeitas a aprovação e adaptações propostas pela equipe de Coordenação de atividades do setor ou pela Direção da BCE. 

São aceitos eventos com finalidade educacional (aulas) ou expositivas/exploratórias (teste de jogos, oficinas de ilustração, roteiro, exposições),  sempre relacionados com as temáticas do Espaço, tais como:  

  • Reserva do Espaço de TV para exibição de filmes ou documentários (temos acesso a YouTube, Netflix e um aparelho de DVD).  
  • Reserva do Espaço para cursos e oficinas 
  • Reserva do Espaço para jogos (seja para conhecerem, desenvolverem ou apresentarem novidades, play testes etc) 
  • Visitas Orientadas 

Não possuímos tela de projeção, equipamento de som, computador e nem projetor disponível para empréstimo (podem ser obtidos em outros locais da BCE ou da UnB ou trago e responsabilizado pelo próprio proponente).  

Os pedidos de agendamento devem ser enviados via e-mail para o endereço espacopop.bce@unb.br  contendo o nome do solicitante, profissão, e-mail, CPF, endereço, telefone de contato, objetivos do evento, vínculo com a UnB, matrícula e número de participantes no evento. A data deve ser negociada diretamente com os atendentes do Espaço POP.

Com duração de duas horas e lotação máxima de 12 pessoas, apresentamos um pouco sobre nossa história, atividades e serviços, um olhar biblioteconômico sobre nosso acervo de quadrinhos e partidas rápidas de jogos entre os alunos. Envie um e-mail para espacopop.bce@unb.br com o assunto “Visita guiada”. 

Acervo

Gibiteca

Com aproximadamente 800 títulos e 1500 exemplares, entre “quadrinhos”, “gibis”, “HQ”s, “graphic novel” e mangás, é subdividido em:

  • Acervo Geral: com obras em quase sua totalidade, traduzidas para o português, e algumas no idioma de origem (em inglês, francês ou espanhol). Compõe quase ¾ do acervo!
  • Nacionais (81): obras produzidas no Brasil, mais de 150 títulos.
  • Mangás (520): aproximadamente 40 títulos.

RPG

Role Play Game é um jogo de interpretação de papéis, composto por um grupo cooperativo, geralmente com a figura de um narrador (ou mestre, que define toda a história/enredo e narra ele) e os jogadores (que interpretam seus personagens na história narrada) nalguma temática/sistema previamente escolhidos (medieval, fantasia, ficção científica, horror, cotidiana, futurística).

Temos títulos do mercado nacional e internacional, como: Dungeons& Dragons (D&D), Old Dragon, Gurps, A bandeira do elefante e da arara, Jaguarete, Era do Caos, Mutantes, Pathfinder, Starfinder, Call of Cthulhu, Storyteller, D20, Savage Worlds, etc. 

Você ficará de fora desta? 

Ludoteca

Composto por jogos de tabuleiro antigos (xadrez, damas, gamão e dominó) e modernos (board-games), este, com aproximadamente 70 títulos entre:

  • Jogos clássicos: War, Banco Imobiliário, Master, Perfil, Imagem e Ação, etc;
  • Premiados pela Spiel des Jahres: Alhambra, Azul, Cascadia, Catan, Carcassonne, Dixit, etc;
  • Atuais: Living Forest, Guerra dos Tronos, X-Wings, Sçythe, Terraforming MARS, etc;
  • Jogos cooperativos: Pandemia, Bandido, Micro-macro, Pale, etc;
  • Jogos-solo: Deckscape, etc;
  • Acadêmicos (produzidos pela UnB): Violetas, Banfisa e Indica SUS. 

Eles ficam disponibilizados para empréstimo local, organizado nas estantes em ordem alfabética pelo título. 

Videogames

Eu ouvi videogames? – Sim!
Eu vi videogames? – Sim!!
Eu quero jogar videogames? – Sim!!!

No Espaço POP temos dois consoles:

  • X-BOX 360 Knect
  • PlayStation 3 (PS3) 
  • X-Box 360

E dezenas de jogos para vocês! Prontos para mais essa?

(Em breve, campeonato FIFA 15)

Oficinas e Apostilas

Lettering

Apostila ilustrativa contendo exemplos de lettering, composições, decorações, seguidos de exercícios de traço e alfabeto com base nos tipos mais populares usados para esta arte.

Panorama Geral das HQ's

Apresenta um panorama histórico dos quadrinhos no Brasil e no mundo, abordando os diversos tipos, formatos e temáticas ao longo do tempo, bem como as diferenças de quadrinhos entre os diversos países.

Lettering e Chalkboard

Apostila contendo resumo teórico explicativo sobre o que é lettering e  chalkboard , diferença entre estes e caligrafia, bem como tipografia. Dicas práticas de colo elaborar uma arte em  lettering , exercícios de traço, composição, decorações e alfabeto com tipos mais utilizados para esta arte.

Habilidades Específicas da UnB

Esta apostila de apoio complementa o Minicurso de Habilidades Específicas da UnB (Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design), ministrado durante a SEMUNI UNB 2020. Contém um resumo teórico sobre conceitos básicos de desenho, cor, interpretação e representação em arte, processo criativo, apresentação de portfólio e demais itens exigidos no edital.

Atividades
O HQ Club, ou Clube de Leitura em Quadrinhos, teve suas primeiras reuniões presenciais em 2019, estreando com Asilum Arkham (Batman), seguindo com sugestões dos próprios participantes para os próximos títulos, como foi com A Diferença Invisível, Asterios Polyp, Meu amigo Dahmer e Wytches, O outro lado da bola e O Despertar de Cthulhu. 

Durante o ano pandêmico de 2021, realizamos 10 encontros on-line, tendo uma única temática, a saga de Sandman! Cumprimos todos seus dez arcos da história (a saber, Prelúdios e Noturnos, Casa de Bonecas, Terra dos Sonhos, Estação das Brumas, Um Jogo de Você, Fábulas e Reflexões, Vidas Breves, Fim dos Mundos, Entes Queridos e O Despertar), compostos em 75 fascículos! Alguns desses encontros conseguimos transmitir pelo youtube da BCE!

Acompanhe nossas discussões no grupo exclusivo do Espaço POP no WhatsApp!
Ensinamos o jogo de maneira amadora (amador, de quem ama) para iniciantes e estimulamos encontros e competições, em pequenos grupos ou em contato com grupos maiores. 

Disponibilizamos dez tabuleiros de xadrez BCE para os jogadores, como também ensinamos 

Em parceira com a Liga Xadrez Brasília, realizamos um grande torneio com 70 participantes durante a Semana do Orgulho Geek em 2023! Siga nossas redes para acompanhar nossos eventos! 

Com o Clube de Xadrez da UnB (@clubedexadrezunb) temos proposições de atividades durante os semestres, inclusive na Semana Universitária (SEMUNI). O Clube da UnB possui uma sala a parte para jogos, treinos, acervo ótimo, relógios e tabuleiros profissionais. Confira o site!
Semestralmente realizamos de modo “descompromissado” (o intuito é socializar) nosso campeonato de board-games de pontos corridos. Funciona de forma simples: o vencedor de alguma mesa em algum jogo, ao devolvê-lo, proclama-se campeão da rodada em frente aos colegas perdedores, e anotamos em nosso “Ranking POP”. Aquele com maior pontuação ao final do semestre, sagra-se campeão naquele jogo, ganhando um troféu imaginário (com direito a pousar em fotos em nossas redes sociais). O maior colecionador de troféus em vários jogos é nosso campeão geral. A premiação é também conhecida como “Troféu Paçoca”, pois, havendo doações de/ou recursos extraordinários, todas pessoas envolvidas ganham uma paçoca como incentivo e recordação de seu grande feito.
Além de nosso acervo conter ótimos livros sobre Role Play Game (RPG), mediamos e oferecemos mesas de RPG, pontuais ou contínuas, em eventos ou em parceria com grandes grupos. 

Se você quer jogar, mestrar, narrar, mostrar todo seu potencial em interpretar personagens, conhecer ou somente conversar a respeito, participe do RPG Espaço POP

Fique à vontade ao entrar para se apresentar e tratar sobre o tema!

Mantemos parcerias entre alunos, professores, ex-alunos e grandes grupos de RPG da cidade, entre eles a Green Peanuts Tavern, Manas do RPG e o D30rpg. Também inclui um canal no  Spotify.

Na UnB, a Guilda d@s Alun@s [@guilda.dos.alunos] oferece mesas de jogos em algumas disciplinas de cursos (psicologia, educação...), oferecendo o jogo como ferramenta para gameficação do ensino, além de atividades de Extensão, semestralmente/anualmente, segundo editais disponibilizados no Decanato de Extensão (DEX).
Rankins

A ideia inicial de formar uma coleção especializada surgiu em 2016, com o recebimento de uma grande doação de diversas revistas e graphic novels. Inicialmente, a proposta visava criar uma coleção de HQs dentro da Divisão de Coleções Especiais e no ano seguinte foi permitido a criação de um espaço próprio dedicado, com maior visibilidade, localizado na antiga sala de Atendimento ao Usuário. 

Em outubro de 2017, foi instituída uma comissão para configurar e planejar as atividades e formação do Espaço, composto  por servidores da BCE e pelos professores do Grupo de Pesquisa em Histórias em Quadrinhos da UnB (GIBI), Priscila Borges, Luciano Mendes e Selma Regino. Contou também com a professora Regina Dalcastagné, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Literatura Brasileira Contemporânea. Planejaram e executaram desde as paredes, estantes, logo, ao evento e oficinas de inauguração! 

Inaugurado em 5 de abril de 2018, concomitantemente à realização da I Jornada de Histórias em Quadrinhos da UnB, tivemos nossa primeira oficina de ilustração, ministrada pela quadrinista belga Flore Balthazar (em parceria com a Embaixada do Reino da Bélgica, Casa de Cultura da América Latina/UnB)! Houve também oficina de produção de personagens em HQ, exposição, mesa de produção independente em HQ, conferência “Mulheres e histórias em quadrinhos” com a participação de Taís Koshino (!) e Renata Rinaldi (!!) e uma feira de quadrinhos independentes.  

Em julho de 2018, após a inauguração em período de greve, o Espaço é aberto ao público, mas somente para consulta local do acervo. 

Em agosto foi instalada uma TV  com acesso ao YouTube e Netflix, além de um aparelho de DVD. A ante-sala de leitura transformou-se em nossa sala de cinema! Todos os transeuntes vindos ao novo semestre olhavam intrigados para a nova sala, alguns se aventuravam, entraram e raramente saíram! 

Em setembro ocorreu a participação do Espaço na Semana Universitária da UnB (Semuni), no eixo temático “Arte, Cultura e Sociedade”, oferecendo uma visita guiada ao Espaço e atividades como a EXPOPOP (exposição de obras de alunos), Feira POP (compra, venda e troca de livros e HQs), I Oficina de RPG (organizada pelo aluno de História, Matheus Maciel), Introdução ao Xadrez (com os bibliotecários Diule Queiroz e Romélio), Introdução aos Board-Games modernos (com o bibliotecário Fernando Silva), Desenhos em Perspectiva básico (Thaís Saager) e a palestra Tipos de HQ (com o aluno de Letras Matheus Calci)! A Ludoteca e Orgutal (luderias de Brasília), ofereceram brindes aos participantes em algumas oficinas. 

Em outubro, devido à grande demanda e movimentação no segundo semestre de 2018, o acervo de quadrinhos é por fim cedido ao empréstimo domiciliar! A equipe de atendimento do Espaço apresenta uma mascote, a Ratinha (de biblioteca) Maju, na proposta de ser uma tirinha despretensiosa de promoção do local… As mesas de board-games e as disputas de xadrez formam grandes pontos de encontro e disputa, o Espaço inaugura um ranking mensal. Todas as quartas é apresentado um novo board-game. As mesas de RPG começam a aumentar, criando-se um grupo no whatsapp (com mais de cem participantes!) organizado pelos próprios alunos para combinarem sessões de jogos!

Em novembro temos o primeiro evento temático de RPG, com participações de grandes grupos da cidade, como D30 RPG e Green Peanuts Tavern, em tema “especial de natal”, antecipando o período de fim de semestre, trabalhos, provas e férias acadêmicas…  

Em dezembro de 2018, a publicação do primeiro ranking semestral de jogos, com nosso mestre Eduardo Seiyoshi (aluno de Estatística) em primeiro lugar, seguido de Victor Pimentel (aluno de Ciências Biológicas) em segundo, numa disputa acirrada, dia a dia, ponto a ponto, até o último dia do semestre! (confira os rankings completos em nossas redes sociais e na seção Atividades/jogos) – linkar com seção referente ao arquivo 2.2. No Xadrez, Lucas Granich (aluno de Geofísica) é consagrado campeão entre os alunos! Os alunos Ruthison Tharley, Mateus de Morais, Isabella Fernandes, Edna de Almeida e Kairo Hama são nossos leitores que mais pontuaram empréstimos de HQs em nosso “Os 5 mais leitores 2018”! 

O ano de 2019 inicia com a expansão do acervo de jogos (através de doações) e de quadrinhos (doações e compras no decorrer do ano). 

O semestre inicia em março com a inauguração da HQ Club (LINKAR com o item referente do arquivo 2.2), com debates aficionados por parte dos participantes e com a II OFicina de RPG, desta vez acrescentando a palestra “Mulheres no RPG”, pela aluna Ana Beatriz Said. 

Em abril iniciamos a Resenha POP, feita pelos nossos leitores TOP5 do ano anterior, sobre títulos que eles leram e nos recomendam! Maio foi mês preparatório para o primeiro aniversário do Espaço POP, no mês seguinte! 

Em junho ocorre a II Jornada em Quadrinhos da UnB, repetindo a EXPOPOP, Feira POP, oficinas de RPG, xadrez e board-games (desta vez com Seiyoshi e Adriano Sampaio). Trouxemos também a discussão para o lado acadêmico do assunto. Como convidado externo tivemos o professor Waldomiro Vergueiro (USP) na palestra “História das HQs no Brasil” e no Simpósio “Quadrinhos e Política” com mediação da professora Selma Oliveira. Tivemos a palestra Gestão de Coleções de HQ (com o bibliotecário Fernando Silva), Bibliotecas Lúdicas: a experiência do Espaço POP (com a bibliotecária Ana Flávia Kama e o professor Luciano Mendes), Biblioterapia (com a aluna formanda Fabíola Freitas, orientada da professora Ivette Kafuri), Panorama geral das HQs (com Matheus Calci) e a mesa Produção Independente de HQ, com Renata Rinaldi, Verônica Saiki, Ciro Marcondes e Flyp Team! 

O primeiro semestre se encerra com férias merecidas e o segundo inicia com novos frequentadores, campeões, leitores, sonhadores, e a SEMUNI é realizada nos mesmos moldes do ano anterior. Mas o principal é que conseguimos estender nosso horário de atendimento (o inicial era de 8h às 18h), agora adentramos o início da noite até as 20h!

2020 é o ano de exceção para todos, de adaptações e replanejamentos.  Pandemia (muito diferente do jogo de nosso acervo), covid-19 ou Coronavírus, biblioteca de portas fechadas, semestre suspenso, isolamento social, e semestre com aulas on-line.  Esperamos, ao retornar, encontrar todas as pessoas bem, superadas do desafio, prontos a as acolher! 

No retorno pós-pandemia, em abril de 2022, finalmente de portas abertas recebendo nosso público, descobrimos que vários alunos se formaram nesse período (sem direito a colação de grau, festas presenciais ou jogos cá entre nós) e conheceríamos alunos que nunca tinham pisado na UnB e já estavam em seu terceiro semestre (devido ao ensino remoto!), ávidos por nos conhecer, quebramos a marca de mais de mil seguidores em nosso insta! Era uma nova UnB!
E foi um ano de volta a todo vapor! Expandimos nosso acervo de quadrinhos com compras voltadas a comunidade LGBTQI+ e grandes doações de ex-alunos como Rafael Baldo e Yuri Barquete, entre outros (só com estes foram mais de 400 quadrinhos, incluindo livros de RPG) e voltamos com nossos eventos, inserindo em nosso calendário semestral a Semana do Orgulho Geek (sempre em maio) e a SEMUNI nos egundo semestre (onde novamente emplacamos diversas oficinas de jogos, RPG e quadrinhos).
Mas a grande novidade do ano foi  uma noite de Halloween na biblioteca, com uma extensa e variada programação na madrugada, envolvendo vários setores e colaboradores da BCE, entre mostra de filmes, contos, jogos (board-games e RPG), karaoke, e visitas guiadas nas catacumbas até então desconhecidas de nosso subsolo…
 
Em 2023 iniciamos o ano com o acervo de board-games renovado, além de uma parceria em um projeto de extensão com a Guilda d@s Alun@s, com a bolsista Violet Vitória apoiando uma disciplina na psicologia com mesas de RPG, além de eventos programados no Espaço POP!
Mas a grande novidade foi a tão sonhada e requisitada pór todes, nossa expansão física! Ganhamos uma nova sala para os jogos, comportando agora até 40 pessoas, além da novidade dos videogames (nintendo DS, playstation 3 e X-BOX 360! Sonhamos juntos e chegamos lá, é sobre isso!
 
Que nossa superação pós-pandemia e volta a “normalidade” não seja nada normal, nos padrões, pois a proposta do POP sempre foi sobre inovação!
Equipe
Visitantes ilustres e parcerias de sucesso

(61) 3107-2703

Fale conosco

espacopop.bce@unb.br

Sala 215, térreo

Rolar para cima
Pular para o conteúdo