O espaço Cassiano Nunes foi criado em 2008 para abrigar o acervo do escritor doado à BCE. O acervo conta com aproximadamente 14.000 volumes, dentre os quais se destacam primeiras edições e obras autografadas de renomados escritores brasileiros, além da coleção Lobatiana, que reúne livros de/ou sobre Monteiro Lobato, escritor muito admirado por Cassiano Nunes e que foi estudado ao longo de toda a sua vida.

Cassiano Nunes

cassiano_nunes_3_pgNatural de Santos, São Paulo, filho de imigrantes portugueses, Cassiano Nunes Botica foi um dos escritores mais influentes de Brasília, cidade onde se estabeleceu em 1966, a convite do colega Carlos Drummond de Andrade. Lecionou na Universidade de Brasília, de 1966 a 1991, tendo recebido o título de Dr. Honoris Causa da UnB, no ano de 2002.

Cassiano Nunes sempre manteve uma relação muito próxima com a UnB, sendo inúmeras suas contribuições, mesmo após a sua aposentadoria. Em seu discurso, durante a cerimônia de recebimento do título de Dr. Honoris Causa, disse Cassiano: “Tudo aqui é inspiração. A UnB é um foco de estudo e amor”.

Informações Gerais

A consulta ao acervo é livre, porém não é permitido o empréstimo domiciliar.

Localização

Subsolo da Biblioteca Central.

Contato

(61) 3107-2702

Horário de Funcionamento

segunda a sexta, das 7h às 17h