Coleção composta por um acervo lato de obras raras, cobrindo quase todas as áreas do conhecimento, formado por manuscritos antigos e modernos, primeiras edições de autores brasileiros e portugueses, periódicos literários nacionais e portugueses do século XIX e início do século XX e edições raras de comprovada importância ao estudo e à pesquisa em diversos assuntos. Possui também edições de arte, obras em miniatura, folhetos, separatas, jornais, ex libris, mapas, medalhas e moedas.

Coleção de Ex libris

Ex libris é uma marca, um verdadeiro título de propriedade, que identifica os livros de uma pessoa ou biblioteca. É constituído pelo nome e desenho do proprietário, representando sua cultura, personalidade, atividade profissional e tendências pessoais.

Manuscritos Medievais

Três Códices Pergamináceos portugueses do séc. XIV: Livro das aves (ornado com iluminuras em vermelho e azul), Flos Sanctorum e Diálogos de São Gregório .

Manuscritos Modernos

Os originais dos romances “Água-Mãe” de José Lins do Rego e “As Razões do Coração” de Afrânio Peixoto; pareceres de Rui Barbosa; cartas de políticos, religiosos e literatos (Camilo Castelo Branco, Carlos Drummond de Andrade, Cassiano Nunes, entre outros).

Catálogo dos manuscritos

Coleção Hipocratiana

Composta de 70 (setenta) obras de, ou sobre Hipócrates.

Coleção Camiliana

Composta de 198 livros de, sobre, prefaciados ou traduzidos por Camilo Castelo Branco.

Coleção Cem Bibliófilos do Brasil

Edições de arte da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil, ilustradas com gravuras feitas por grandes artistas plásticos brasileiros (Portinari, Di Cavalcanti, Darel, Lívio Abramo, entre outros), com 23 títulos publicados entre de 1934 a 1969, em tiragem de 120 exemplares.

Arquivo Carlos Lacerda

Fundo de Arquivo composto da documentação deixada pelo político, escritor e empresário Carlos Lacerda, com cerca de 60.000 documentos. Está dividido nas séries: Vida Pessoal, Produção Intelectual, Vida Empresarial e Vida Política, com material entre os anos de 1883 e 1977.

Inventário Carlos Lacerda

Informações Gerais

As visitas e pesquisas são realizadas apenas por agendamento pelo e-mail obrasraras@bce.unb.br

O empréstimo não é permitido.

A consulta é local, mediante apresentação de um documento de identificação.

Localização

Primeiro andar da Biblioteca Central

Contato

(61) 3107-2684

obrasraras@bce.unb.br

Horário de Funcionamento

segunda a sexta, das 7h às 13h