Imagem com fundo amarelo, ao centro um balão de diálogo e o texto: A biblioteca central e o espaço pop apresentam: I Jornada de Histórias em Quadrinhos da UnB. 5 junho 10h Clube de leitura HQ “Frida”, de Flore Balthazar Espaço POP - BCE 15h Oficina de produção de personagens em HQ*, com Selma Oliveira, Priscila Borges e Luciano Mendes Sala de treinamento - BCE 18h Exposição “Faróis das histórias em quadrinhos belgas” De 5 a 17 de junho Sala de exposições - BCE 6 junho 15h30 Oficina de ilustração*, com Flore Balthazar Sala de treinamento - BCE. 7 junho 10h Mesa de produção independente em HQ Auditório da BCE 14h30 Conferência “Mulheres e histórias em quadrinhos”* com Flore Balthazar, Selma Oliveira, Renata Rinaldi, Taís Koshino e Regina Dalcastagne Auditório - BCE 14h30 Feira de histórias de quadrinhos independentes Hall 1º subsolo - BCE 17h30 Sessão de autográfos HQ “Frida” de Flore Balthazar Hall 1º subsolo - BCE. * Haverá inscrição online para as oficinas e conferência

A Biblioteca Central e o Espaço de Pesquisa e Oficina Pagu – Espaço POP apresentam a

I Jornada de Histórias em Quadrinhos da UnB!

A Biblioteca Central, percebendo o movimento acadêmico e popular, planejou a criação de um espaço específico para estimular o uso de histórias em quadrinhos dentro da biblioteca: o Espaço de Pesquisa e Oficina Pagu (Espaço POP). O local será inaugurado durante o evento e já conta com mais de 700 HQs catalogadas e mais de 10 jogos de tabuleiros em seu acervo. Em uma sala dinâmica, com móveis e ambiente propícios à convivência das usuárias e usuários, o Espaço POP estará inserido dentro da Universidade de Brasília como mais um ponto cultural e de troca de experiências artísticas do universo pop.

Diante da importância social, acadêmica e institucional deste tipo de literatura e arte, a Biblioteca Central (BCE/UnB) em parceria com a Embaixada do Reino da Bélgica, Casa de Cultura da América Latina (CAL/UnB), Grupo de estudos em histórias em quadrinhos (GIBI/FAC/UnB) e Grupo de estudos em literatura brasileira contemporânea (GELBC/TEL/IL/UnB), apresentam à comunidade acadêmica e externa uma semana com diversas atividades relacionadas ao tema: I Jornada de Histórias em Quadrinhos da UnB.

O evento contará com a abertura da exposição “Faróis das Histórias em Quadrinhos Belgas”, promovida pela Embaixada do Reino da Bélgica em parceria com a BCE e CAL/UnB. Trará a exposição de fotografias de quadrinhos belgas de grande relevância, mostrando a tradicional cultura deste país na produção de HQs, com famosos personagens como Tintim, Spirou, Smurfs e Lucky Luke.  A exposição ficará em exibição de 5 a 17 de junho, na Sala de Exposições, no térreo da BCE.

Contaremos com a presença internacional da quadrinista belga Flore Balthazar, uma das autoras da HQ “Frida Kahlo”, publicada no Brasil com o selo Nemo, da editora Autêntica. Flore irá ministrar uma oficina de ilustração para profissionais iniciantes ou profissionais da área, na quarta-feira, 6/6, no auditório da BCE. Também estará presente na conferência “Mulheres e histórias em quadrinhos”,

Haverá inscrições online para a participação das oficinas e mesas. Em breve divulgaremos os endereços.

Pensou que não ia ter histórias em quadrinhos na BCE? Pensou errado, usuária(o)!