"O morro dos ventos uivantes. De Emily Brontë. 28/02, 12h, BCE. Imagem com fundo branco, no canto superior esquerdo três faixas nas cores azul, verde e bege. Clube de Leitura da BCE/UnB

Participe da próxima reunião do Clube de Leitura da BCE!

– Público: comunidade acadêmica e externa
– Quando: 28/02/2019, quinta-feira, às 12h
– Onde: Sala de treinamento 148, 1º subsolo da BCE
– Livro: O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë

 

Wuthering Heights (traduzido para português como O Morro dos Ventos UivantesO Monte dos Vendavais ou ainda Colina dos Vendavais), lançado em 1847, foi o único romance da escritora britânica Emily Brontë. Hoje considerado um clássico da literatura inglesa, recebeu fortes críticas no século XIX. Teve várias adaptações para a televisão e para o cinema, uma delas sendo dirigida pelo cineasta britânico A. V. Bramble. Na música, originou um álbum do grupo musical Genesis: Wind and Wuthering: o título do album é uma alusão a Wuthering Heights e a faixa “Afterglow” a Heathcliff e Catherine. Também inspirou uma canção de sucesso, “Wuthering Heights”, composta e interpretada por Kate Bush para o álbum The Kick Inside, de 1978, e posteriormente regravada pela banda Angra, em seu album Angels Cry, de 1993.

A narrativa se desenvolve na região inóspita onde se encontra a mansão que dá nome à obra, e possui traços góticos que aproximarão o leitor moderno. Cathy e Heathcliff desenvolvem, logo que se conhecem, uma afinidade que ultrapassa as convenções sociais, as diferenças de gênero e até a morte.

 

Fonte: Wikipédia e Livraria Cultura