Objetivos: apresentar estratégias gerais de recuperação da informação; apresentar as fontes de informação disponíveis na UnB e a forma de acessá-las; e fazer simulação de pesquisa em bases de dados.

Tópicos básicos da ação: Como buscar informações nas bases de dados: *Busca simples e avançada, *Palavras-chaves, *Operadores booleanos; Ferramentas de pesquisa disponíveis na BCE: *Ferramentas existentes; Bases de dados: * Como acessar bases de fora da UnB, *Bases de dados referenciais e de texto completo; Pesquisa na interface das bases de dados assinadas pela UnB e de Acesso Livre; Apresentar BDM e/ou Repositório.

Competências a serem adquiridas com a ação: conhecimento sobre formas de recuperação da informação em mecanismos de busca pertencentes a área de conhecimento a qual faz parte e formas de utilização de bases de dados.

Público-alvo: alunos de graduação da UnB, do 5ºsemestre ao último semestre de curso; alunos de pós-graduação da UnB; servidores da UnB.

Duração: 2 horas

Horários da ação: De segunda à sexta (Matutino – 07h30min às 11h, Vespertino – 13h30min às 17h, Noturno – 18h30min às 21h30min), por meio de agendamento.

Agendamento (somente para a comunidade da UnB): o agendamento poderá ser efetuado por grupos com mínimo de 10 pessoas e máximo de 50 pessoas, pertencentes a mesma área do conhecimento, por meio do e-mail: informacoes@bce.unb.br. Favor, encaminhar os seguintes dados: data e horário pretendido; informações sobre o grupo (nome da disciplina ou curso); quantidade de pessoas; nome completo, telefone e e-mail do solicitante.

Há possibilidade de oferta também por meio de capacitações coletivas a serem disponibilizadas no site da BCE.